sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Essa mania de educação...

Tinha perdido a visita técnica da faculdade.

TRADUZINDO: Levantei após as poucas horas de sono rotineiras, me desloquei até o Centro e tornei a esperar, impaciente e por MUITO tempo o transporte público que me deixaria na faculdade. O relógio marcou o horário combinado pela professora e eu ainda estava no Centro...

Contrariada - e com a sensação de que deveria ter ficado na cama já que era fato que tinha mil motivos para tal - entrei no primeiro ônibus de volta pra casa.
Queria encostar no vidro e seguir em paz para meu lar.
Mas não poderia ser assim, tão fácil, afinal o dia já tinha começado "daquele jeito".

O cobrador inicia um "gritálogo" com o motorista e, como se não bastassem as vozes esganiçadas de ambos, o conteúdo era ainda mais asqueiroso; estavam dando NOTA para as mulheres pelas ruas.

Levando em conta que eu já havia assumido um grau de irritabilidade elevadíssimo desde cedo, ainda me esforçava na tentativa de abstrair o momento em questão, me apegando ao fato de cochilar por mais uma horinha antes do trabalho (por mais que a vontade fosse de expressar minha repulsa).

- Psssiu!

Escuto ao longe, mergulhada em meus pensamentos. Não era comigo! Não havia conhecidos no ônibus...

- Psssiu, ei!
Relutante, descrente e mais uma vez irritada por ter saído do meu mundo, olhei para o lado. O cobrador:

- Senta aqui gatinha, que hoje eu tô afim de conversar!
ERA comigo. E o infeliz apontava o banco em frente ao seu assento de trabalho.
O tom de malandro, e pior, de ordem me deixou furiosa!!!

["Ah, que abuso! Desaforado!!!"
"E daí? Problema seu!"
"É mesmo? Arruma um cachorrinho!"
"Dane-se! Eu não! Aliás, você podia calar a boca!"]

Esses foram alguns dos pensamentos passíveis de publicação: eu também faço uso de xingamentos.

No entanto, forcei um esboço de sorriso quadrado - que sumiu após a primeira palavra - e, sem olhar nos olhos do indivíduo:

- Estou com sono!

- Iiiiih, mas cê não vai conseguir dormir não!

Ainda com o sangue fervendo, desencostei a cabeça, virei o rosto, olhei nos olhos dele, séria:

- Precebi!

E fiz todo o movimento contrário.
Eureka! Consegui, enfim, meu sossego.

3 comentários:

  1. ai ai...eu fico impressionado com a cara de pau desses seres! ;D

    volto a fazer uso da frase que mais repito nos ultimos tempos: QUE FASE!

    ResponderExcluir
  2. Eu nao faço isso no serviço...
    Embora a elite de cobradores de Juiz de Fora seja um tanto quanto Futil..
    uasduahsduad
    Eu nem so assim..^^

    ResponderExcluir
  3. Ew! Que nojo. Eu provavelmente iria ignorar, porque ia sair um belo palavrão se eu não ignorace.

    ResponderExcluir